sexta-feira, 16 de março de 2007

Esclarecimento sobre o parágrafo 4 do Ponto 6. Marketing e Imagem do nosso Manifesto Eleitoral

Estimados consócios,

Temos recebidos alguns e-mails e sido interpelados por vários consócios no sentido de esclarecermos melhor o que significa “Modernização da imagem, do símbolo e do emblema do Clube”.

Queremos desde já assegurar que não pretendemos, nem pretenderemos nunca, alterar seja o que for no interior do emblema do Clube de Futebol “Os Belenenses”. Este sempre foi, é e será a Cruz de Cristo a vermelho (símbolo histórico e imutável), atravessada por duas cruzadas azuis na diagonal, com as letras CFB distribuídas pela esquerda, topo e direita do emblema, respectivamente.

No entanto, todos aqueles que conhecem a história do Belenenses sabem que o seu aspecto, em especial o exterior, foi sofrendo alterações ao longo dos anos, conforme podemos ver por esta sequência de emblemas que já foram utilizados pelo nosso Clube.

Desde a substituição da orla amarela por azul, às letras CFB que já foram a amarelo, a castanho, a dourado, a azul e agora a preto, a modernização é por demais evidente ao longo dos nossos 87 anos de história. A própria camisola usou, durante anos, o símbolo completo (em vez da Cruz de Cristo) e muitas vezes (como nos anos 70) inserido numa espécie de oval branca. A Cruz de Cristo, por exemplo, tem inúmeras variantes nos seus ângulos interiores e exteriores.

Vejamos a evolução do nosso emblema ao longo dos anos:

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Aquilo que vos queremos transmitir, é que pensamos que será possível – mantendo sempre a nossa identidade - encontrar umas linhas exteriores do símbolo mais atraentes de forma a, também por aí, cativarmos mais pessoas para a nossa família azul e desenvolvermos uma marca Belenenses.

Tão importante como essa modernização, é a uniformização desse mesmo emblema, que terá de existir tanto internamente como para o exterior. Todas as equipas do CFB de todas as modalidades e de todos os escalões terão de obedecer aos mesmos padrões, tanto no que ao emblema diz respeito, como às cores e padrões dos equipamentos, blusões, roupa de treino, roupa de deslocação, etc...

Como exemplo daquilo que não deve ser feito, é a aberrante situação que se verifica neste momento no Pavilhão Acácio Rosa, com quatro emblemas luminosos, todos eles completamente diferentes, e, pelo menos um deles, anti-estatutário, com o interior da Cruz de Cristo a amarelo, como podemos ver nas fotos seguintes:

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Aliás, no que respeita aos equipamentos, é fundamental encontrar uma marca de primeira linha que se torne num parceiro comercial do Belenenses e não num simples fornecedor, tal como sucede actualmente.

Toda a informação proveniente do Belenenses para o exterior terá de usar o mesmo símbolo e o mesmo emblema. Teremos de dar conta a todos os agentes desportivos, sejam órgãos de Associações, Federações e Ligas, sejam meios de comunicação social, do actual emblema do Belenenses e que deve ser utilizado em tudo a que ao Belenenses diga respeito.

Não é compreensível ver em alguns jornais, e até mesmo em televisões, notícias respeitantes ao nosso Clube, associadas a um emblema antiquíssimo e já em completo desuso no Belenenses ou ainda um que nunca existiu ou adulterado por não haver nisso, por parte do Clube, verdadeiro empenhamento, contribuindo assim para a diluição da imagem. Exactamente o contrário do que se pretende.

Tudo por uma política de Imagem, interna e externa, muito forte, do Clube de Futebol “Os Belenenses”.

Saudações Belenenses,

OPORTUNIDADE AO FUTURO

quinta-feira, 15 de março de 2007

Manifesto Eleitoral (Parte II)

2 - Devolver o Belenenses aos sócios, para que estes se identifiquem com o Clube e se diferenciem na sociedade Portuguesa

O Segundo grande objectivo desta candidatura é devolver o Belenenses aos sócios, para que estes se identifiquem com o Clube e se diferenciem na sociedade Portuguesa.

Devolver o Clube aos sócios é saber ouvir e fazer sentir a sua voz. A Direcção deve ouvir os sócios, para que estes sintam que este é o seu Clube e para que se identifiquem com o mesmo.

Devolver o Clube aos sócios é fazer com que estes participem nas grandes tomadas de decisão e respeitar as deliberações do órgão máximo do Clube, a Assembleia Geral.

Dentro deste objectivo, defendo que o Belenenses seja um Clube que se diferencie na sociedade Portuguesa como um Clube descomprometido, não alinhado, com voz própria e independente.

Só assim será possível recuperar os sócios perdidos e fazer renascer o Clube de Futebol “Os Belenenses”.

terça-feira, 13 de março de 2007

Manifesto Eleitoral (Parte I)

1 - Tornar o Belenenses, de novo, num Clube vencedor

O Primeiro objectivo desta candidatura é tornar o Belenenses, de novo, num Clube vencedor.

Elegi este objectivo como o primeiro, porque foi para vencer que o nosso Clube nasceu.

Artur José Pereira era - no final da primeira década do século XX - o melhor jogador português (um dos melhores de todos os tempos). Teve a coragem de deixar o clube onde jogava, juntar-se com as gentes do seu bairro e fundar um Clube para ombrear com os maiores de Portugal. Conseguiu o seu objectivo.

No rumo que tracei para o Belenenses – UM CLUBE VENCEDOR - não existem “anos zero”, classificações tranquilas, “anos de transição”, objectivos de manutenção ou classificações para a Europa.

Num Clube como o Belenenses só pode existir um objectivo: vencer todos os jogos e todas as competições em que o Clube participar, foi para isso que este Clube se fez e só pode ser esse o nosso caminho.