Esclarecimento sobre o parágrafo 4 do Ponto 6. Marketing e Imagem do nosso Manifesto Eleitoral
Estimados consócios,
Temos recebidos alguns e-mails e sido interpelados por vários consócios no sentido de esclarecermos melhor o que significa “Modernização da imagem, do símbolo e do emblema do Clube”.
Queremos desde já assegurar que não pretendemos, nem pretenderemos nunca, alterar seja o que for no interior do emblema do Clube de Futebol “Os Belenenses”. Este sempre foi, é e será a Cruz de Cristo a vermelho (símbolo histórico e imutável), atravessada por duas cruzadas azuis na diagonal, com as letras CFB distribuídas pela esquerda, topo e direita do emblema, respectivamente.
No entanto, todos aqueles que conhecem a história do Belenenses sabem que o seu aspecto, em especial o exterior, foi sofrendo alterações ao longo dos anos, conforme podemos ver por esta sequência de emblemas que já foram utilizados pelo nosso Clube.
Desde a substituição da orla amarela por azul, às letras CFB que já foram a amarelo, a castanho, a dourado, a azul e agora a preto, a modernização é por demais evidente ao longo dos nossos 87 anos de história. A própria camisola usou, durante anos, o símbolo completo (em vez da Cruz de Cristo) e muitas vezes (como nos anos 70) inserido numa espécie de oval branca. A Cruz de Cristo, por exemplo, tem inúmeras variantes nos seus ângulos interiores e exteriores.
Vejamos a evolução do nosso emblema ao longo dos anos:
Aquilo que vos queremos transmitir, é que pensamos que será possível – mantendo sempre a nossa identidade - encontrar umas linhas exteriores do símbolo mais atraentes de forma a, também por aí, cativarmos mais pessoas para a nossa família azul e desenvolvermos uma marca Belenenses.
Tão importante como essa modernização, é a uniformização desse mesmo emblema, que terá de existir tanto internamente como para o exterior. Todas as equipas do CFB de todas as modalidades e de todos os escalões terão de obedecer aos mesmos padrões, tanto no que ao emblema diz respeito, como às cores e padrões dos equipamentos, blusões, roupa de treino, roupa de deslocação, etc...
Como exemplo daquilo que não deve ser feito, é a aberrante situação que se verifica neste momento no Pavilhão Acácio Rosa, com quatro emblemas luminosos, todos eles completamente diferentes, e, pelo menos um deles, anti-estatutário, com o interior da Cruz de Cristo a amarelo, como podemos ver nas fotos seguintes:
Aliás, no que respeita aos equipamentos, é fundamental encontrar uma marca de primeira linha que se torne num parceiro comercial do Belenenses e não num simples fornecedor, tal como sucede actualmente.
Toda a informação proveniente do Belenenses para o exterior terá de usar o mesmo símbolo e o mesmo emblema. Teremos de dar conta a todos os agentes desportivos, sejam órgãos de Associações, Federações e Ligas, sejam meios de comunicação social, do actual emblema do Belenenses e que deve ser utilizado em tudo a que ao Belenenses diga respeito.
Não é compreensível ver em alguns jornais, e até mesmo em televisões, notícias respeitantes ao nosso Clube, associadas a um emblema antiquíssimo e já em completo desuso no Belenenses ou ainda um que nunca existiu ou adulterado por não haver nisso, por parte do Clube, verdadeiro empenhamento, contribuindo assim para a diluição da imagem. Exactamente o contrário do que se pretende.
Tudo por uma política de Imagem, interna e externa, muito forte, do Clube de Futebol “Os Belenenses”.
Saudações Belenenses,
OPORTUNIDADE AO FUTURO