sábado, 24 de março de 2007

Hoje, Sábado, 24 de Março, 17h - Sessão de Esclarecimento no Algarve

No intuito de promover a informação junto dos associados sobre o que esta candidatura entende que deve ser o futuro do Clube de Futebol "Os Belenenses", iremos realizar, até às eleições, um conjunto de sessões de esclarecimento que permitam um efectivo debate de ideias do qual resulte o engrandecimento do nosso Clube.

A primeira dessas sessões ocorrerá hoje, Sábado, dia 24 de Março, pelas 17 horas, na localidade algarvia de Armação de Pera, nas instalações da nossa filial nº4, Clube de Futebol "Os Armacenenses", com a presença do candidato Fernando Gouveia da Veiga.

Começamos desta forma a dar cumprimento ao Ponto 2 do nosso Manifesto Eleitoral, devolvendo o Clube aos sócios, esclarecendo as suas dúvidas, escutando as suas sugestões.

O sucesso destas iniciativas depende obviamente da vossa participação, pelo que apelamos à presença do maior número possível de associados e simpatizantes do nosso Clube da Região do Algarve.

Outras sessões em vários pontos do país e na Região da Grande Lisboa serão anunciadas brevemente.

sexta-feira, 23 de março de 2007

As eleições para os órgãos sociais do Clube de Futebol “Os Belenenses”

Este é o momento.

Nos últimos dois anos - e falo dos últimos dois anos, porque é sobre estes que os sócios vão ser chamados a pronunciar-se no dia 28 de Abril – coloquei, no lugar próprio, ou seja, nas Assembleias Gerais do Clube e da SAD diversas questões que, simplesmente, não tiveram resposta por parte da Direcção.

Neste espaço, coloco as questões que têm que ser respondidas publicamente até 28 de Abril de 2007, a saber:

Qual o passivo do Clube?

Qual o passivo da SAD?

Como é possível governar um Clube por duodécimos, com um orçamento (o de Novembro de 2005) que a própria Direcção procurou rectificar, mas esse mesmo orçamento rectificativo foi reprovado?

Qual a dívida do Clube à SAD e vice versa?

Quantos sócios pagantes tem o Clube?

Qual a dívida do Clube à Lusifor (empresa que trata dos relvados do complexo desportivo do Restelo)?

Quantos utilizadores têm as piscinas, qual o prejuízo mensal e o que justifica o estado das instalações e o abandono das mesmas?

Quais as funções do Sr. Javier Murugarren e qual a retribuição acordada com o mesmo?

Por que razão as “escolinhas” de futebol só têm 35 inscritos e porque razão ainda não foi inaugurado o campo sintético?

Qual a situação relativa à adjudicação das novas bombas de gasolina?

Como é possível a equipa de futebol ter descido de divisão com um orçamento de 7,4 M de Euros (salva por uma ilegalidade cometida pelo Gil Vicente)?

Porque é que há Vice-Presidentes que há meses/anos não aparecem sequer nas instalações do Belenenses?

Qual o projecto que está a ser executado por esta Direcção, qual o rumo e porque é que nada mudou nos últimos dois anos em termos administrativos?

Sou um sócio como outro qualquer, no pleno exercício dos meus direitos associativos. Porém, agora que me candidato, quero em nome dos sócios do Clube ver respondidas as questões acima referidas.

O Clube é dos sócios e todos têm o direito a serem informados da realidade do SEU Clube.

Todos temos direito a ser informados do que se fez e principalmente do que não se fez nos últimos dois anos. Dois anos que considero perdidos porque não crescemos, não inovámos e não vencemos.

Esta é uma candidatura pela positiva de uma equipa que tem um projecto e um rumo para o Belenenses. Mas não deixaremos de criticar e apontar o que consideramos estar errado, nem de procurar resposta às questões que os sócios legitimamente colocam.

A actual boa prestação da equipa de futebol vem merecendo a nossa melhor atenção, pois pretendemos apoiar e incentivar os profissionais que merecem.

Mas há coisas que não podem ser ignoradas pelo facto de estarmos a fazer uma boa época.

Oportunidade ao futuro.

PS: Aproveito para aqui apresentar os meus sentimentos ao Ruben Amorim pelo falecimento da sua Avó.

terça-feira, 20 de março de 2007

Um rumo para o Belenenses

Anteontem estive no Restelo. Domingo, pela manhã.

Por volta das 11h30, a Praça do Império fervilhava de vida e de atletas. Eram milhares e milhares de pessoas, desportistas, a correr e a vibrar com a alegria do desporto.

As televisões entrevistavam o Sr. Primeiro Ministro e o Presidente do SLB.

Do Belenenses, nada, nem sombra.

Quando cheguei ao Restelo, não havia quase ninguém, não havia vida.

O contraste era evidente e preocupante.

Pergunto: Não deveria/poderia a maratona terminar no Estádio do Restelo? Não deveria o Belenenses participar nessa festa, para mais quando ela termina a umas escassas centenas de metros do Estádio do Restelo? Não poderia o nosso Clube dar apoio logístico? Patrocinar este evento desportivo?

Que lindo seria a um Domingo de sol o nosso estádio cheio para receber a Maratona!

O Belenenses é um Clube parado no tempo, um Clube sem rumo, sem crescimento associativo (pelo contrário) e sem um projecto desportivo.

É esse projecto que falta ao Belenenses. É esse projecto que nos propomos implementar.

À noite estive em Paços de Ferreira e vim feliz com o facto de ocuparmos, de novo, o nosso lugar no futebol nacional (no topo da classificação). Finalmente, ocupamos um lugar condizente com o orçamento da nossa equipa de futebol.

A SAD do Belenenses teve nas últimas quatro épocas – sempre - orçamentos superiores a 5M de Euros (na época passada ultrapassou mesmo os 7,4M de Euros) e conseguiu um 9º lugar (2002/2003), um 15º lugar (2003/2004), um 9º lugar (2004/2005) e um 15º lugar (2005/2006).

O mérito desta excelente época deve ser atribuído, na totalidade e em exclusivo, ao treinador Jorge Jesus. É ele o homem certo, no lugar certo.

Porém, há que olhar para o futuro e pensar que os bons treinadores não são eternos e que podem sempre partir para clubes com maior capacidade económica.

Por isso, defendemos que há que dotar a administração da SAD de uma estrutura profissional, que torne o futebol do Belenenses imune às escolhas deste ou daquele treinador e aos erros que possa cometer.

Caso contrário, a oscilação na classificação será sempre uma ameaça e, infelizmente, uma realidade.

O Belenenses tem que ocupar SEMPRE as primeiras posições e jogar para vencer todos os jogos.

É esse o nosso compromisso e o principal objectivo desta candidatura.

segunda-feira, 19 de março de 2007

Manifesto Eleitoral (Parte III)

3. Implementar um projecto desportivo, para transformar o Belenenses num grande Clube com a melhor formação de Lisboa

O Terceiro grande objectivo desta candidatura é o de implementar um projecto desportivo, para transformar o Belenenses num grande Clube com a melhor formação de Lisboa.

Nos últimos anos o Belenenses nunca teve um projecto desportivo que fosse implementado, limitando-se a viver época a época, seja no futebol, seja nas modalidades.

Acima de tudo, o Clube precisa de um projecto desportivo que seja o seu rumo e que seja a base da criação de novas fontes de receita e não o contrário.

É isso que, em nosso entender, tem faltado e é isso que esta candidatura se propõe fazer e implementar.

Por outro lado, os nossos rivais de Lisboa (Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal) saíram da cidade e decidiram criar centros de estágio, respectivamente, no Seixal e em Alcochete, deixando Lisboa para o Belenenses criar a melhor formação de Lisboa a nível de futebol e de outras modalidades.

Esta é uma oportunidade que não se pode desperdiçar e por isso a elegemos como um dos nossos grandes objectivos.