sábado, 14 de abril de 2007

Hoje, Sábado, 14 de Abril, 17h, inauguração da sede de campanha

Caros consócios,

É com prazer que vos convidamos para estarem presentes na inauguração da nossa/Vossa sede de campanha, hoje, Sábado, dia 14 de Abril, pelas 17h, em frente às bilheteiras do Topo Sul, no Estádio do Restelo.

No decorrer da inauguração será apresentado à Imprensa o Programa Eleitoral da Lista C, programa esse que já está disponível para download aqui no nosso blog, em link próprio do lado direito.

Contamos convosco, contamos com todos, para dar Oportunidade ao Futuro!

Saudações Belenenses

sexta-feira, 13 de abril de 2007

Belenenses perde quase 8.000 sócios no espaço de 2 anos

Clube tem perto de 10 mil efectivos

“Com capacidade eleitoral, na semana passada, cerca 6200 sócios. Todos os menores de 18 anos não o são. Sócios efectivos são cerca de 10 300” – Estes são os números fornecidos por Cabral Ferreira sobre os associados do clube."


Cabral Ferreira in "O Jogo" de 11 de Abril de 2007

No Relatório & Contas relativo a 2005, e com dados de 31 de Dezembro de 2005, os sócios efectivos eram 18.149!

Ao longo destes últimos dois anos, os elementos que compõem a Lista C - Oportunidade ao Futuro - questionaram a actual Direcção do CFB sobre qual o número de sócios no local próprio para o fazerem, as Assembleias Gerais do Clube, ao que nos foi sempre respondido que desconheciam o número exacto, que estavam em actualização de ficheiros.

Entre 2005 e 2007 o Belenenses perdeu 43,5% dos seus associados, isto de acordo com os dados oficiais do Clube.

Estes números são afirmados e assinados pelo Presidente da Direcção do Clube de Futebol "Os Belenenses"! Não são dados por nós.

Em 9 de Abril de 2005 estavam inscritos como sócios com capacidade eleitoral 7.934 associados.

Dois anos depois, o número de sócios votantes é de 6.200!

Em apenas dois anos o Belenenses perdeu 1.734 sócios com capacidade eleitoral.

22%!!!

"Meu Deus, somos tão poucos!", escreveu Acácio Rosa em 1991.

Ainda somos menos do que pensávamos, dizemos nós em 2007!

Como seriam mais dois anos deste tipo de gestão?

Sabia que...

O Capitão Francisco Soares da Cunha, obreiro maior do Estádio do Restelo, e que veio a ser Presidente do Clube, diligenciou para que o imortal Matateu ingressasse no Belenenses, como também viria a fazer com Vicente, aos 40 anos.

Ele deu uma Oportunidade ao Futuro!

quinta-feira, 12 de abril de 2007

Comunicado da Lista C

Do funcionamento das Associações

Ficámos surpreendidos com as seguintes declarações do Sr. Presidente da Direcção:

“Este clube é ingovernável com os actuais estatutos. Deve ser o único em que os votos de abstenção contam como votos contra”, in O Record, 11 de Abril de 2007.

“É necessário mudar rapidamente. O clube é ingovernável com os estatutos que tem neste momento, em que a abstenção conta como voto contra, o que torna qualquer clube ou sociedade ingovernável”, in O Jogo, 11 de Abril de 2007


Dispõe o artigo 175º, n.º 2 do Código Civil, relativamente ao funcionamento das Associações (como o Clube de Futebol Os Belenenses): “as deliberações são tomadas por maioria absoluta dos votos dos associados presentes”.

Na verdade, nas Associações (ao contrário das Sociedades Comerciais), a regra é a que consta do referido artigo 175º do Código Civil, ou seja, para que alguma deliberação seja aprovada, é absolutamente necessário que conte com mais de metade dos votos dos presentes (por esse motivo as contas de 2005 foram aprovadas com os votos mal contados).


Essa regra não pode ser alterada pelos Estatutos do Clube, a não ser que o Sr. Eng. Cabral Ferreira proponha uma alteração do Código Civil na Assembleia da República.

Os milhares de Associações deste país – desportivas e não desportivas – funcionam e deliberam com estas regras que o Sr. Eng. Cabral Ferreira pretende alterar, mas não pode fazer.

O Clube de Futebol Os Belenenses vive desde 1966 (data de aprovação do Código Civil), com o referido artigo 175º, n.º 2 e todos os Presidentes anteriores sobreviveram ao mesmo.

Em resumo, por muito que desse jeito, a referida regra de funcionamento das assembleias gerais das associações não pode ser alterada.

Saudações Belenenses,

Oportunidade ao futuro

Sabia que... Salvador do Carmo chegou à Presidência do Belenenses aos 38 anos?

Salvador do Carmo chegou à Presidência do Belenenses aos 38 anos.

Durante o seu mandato o Clube de Futebol "Os Belenenses" conquistou a sua primeira Taça de Portugal em Futebol, na época de 1941/42, derrotando na final o Vitória de Guimarães por 2-0.

Ele deu uma Oportunidade ao Futuro!

quarta-feira, 11 de abril de 2007

Hoje - Sessão de Esclarecimento da Lista C no C.A.R.Caramão

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Sabia que... Francisco Mega se tornou Presidente do Belenenses aos 32 anos?

Francisco Mega

Francisco Mega foi eleito Presidente do Belenenses aos 32 anos.

Na sua Direcção as Salésias (Estádio José Manuel Soares "Pepe") transformaram-se no melhor e mais moderno Estádio de Portugal.

Ele deu uma Oportunidade ao Futuro!

terça-feira, 10 de abril de 2007

Comunicado

Caros Consócios,

Tomámos conhecimento do comunicado efectuado pelo Exmo. Sr. Presidente da Mesa da Assembleia-Geral do Clube de Futebol “Os Belenenses”, divulgado no site oficial do Clube no passado dia 9 de Abril.

Nesse comunicado, pode-se ler, que “os candidatos ao acto eleitoral de 28 de Abril de 2007, José Duarte Reis Ferreira e Fernando João Gouveia da Veiga Gomes solicitaram ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral que fosse suspensa a distribuição do último número do jornal “Os Belenenses”.

Em primeiro lugar, queremos esclarecer que nunca solicitámos que fosse suspensa a distribuição do último número do jornal.

O que se passou na reunião de sorteio de listas ao próximo acto eleitoral, foi que o candidato José Duarte Ferreira, apresentou o último número do jornal do Clube, questionando o Exmo. Sr. Presidente da Mesa da AG sobre a isenção do mesmo jornal, apenas e só no que respeita ao artigo principal e capa do jornal edição nº 41, “Descubra Os Belenenses”.

O candidato José Duarte Ferreira sugeriu que a referida edição fosse retirada de circulação, ao que obteve o acordo dos três candidatos presentes e do Exmo. Sr. Presidente da Mesa da Assembleia-Geral.

Ou seja, a suspensão da distribuição do jornal foi efectuada por acordo e por unanimidade entre os presentes na reunião do dia 2 de Abril.


Em segundo lugar, para que fique claro, nada foi referido, nem obviamente o poderia ser, em relação ao serviço informativo por sms, pelo que a decisão de suspender este serviço é de inteira e exclusiva responsabilidade da Direcção do Clube de Futebol “Os Belenenses”.

O sms enviado hoje, refere que, “por analogia com a decisão do Sr. Presidente da Assembleia-Geral, que suspendeu, a pedido das listas B e C candidatas às eleições de 28 de Abril, a distribuição do jornal do Belenenses, fica também suspenso este serviço informativo”.

Não aceitamos, nem podemos, ficar com a responsabilidade de algo que não solicitámos e muito menos podemos aceitar que a Direcção e o seu Presidente queiram passar a responsabilidade da suspensão do serviço informativo via sms para a lista C e os seus membros.

Iremos, de imediato, solicitar ao Sr. Presidente da Mesa da Assembleia-Geral e à Direcção, que reponham a verdade, pelos mesmos meios e que o serviço informativo via sms seja imediatamente reposto, nos moldes em que vinha funcionando até agora e não nos termos em que foi utilizado nesta data.

Saudações Belenenses,

Oportunidade ao Futuro

Sabia que... José Rosa foi eleito Presidente do Belenenses aos 39 anos?

José Rosa foi eleito Presidente do Belenenses aos 39 anos.

Na sua presidência o Belenenses conquistou o seu 3º Campeonato de Portugal, o seu 4º Campeonato de Lisboa e iniciou a expansão das Salésias.

José Rosa deu uma Oportunidade ao Futuro!

segunda-feira, 9 de abril de 2007

Estamos em 4º lugar e nas Meias-Finais da Taça de Portugal

Esta é uma Páscoa de alegria desportiva para todos os verdadeiros belenenses. Todos aqueles que Belenenses nasceram e Belenenses hão-de morrer, têm natural orgulho nesta equipa de futebol e, em especial, neste treinador.

A Lista C - Oportunidade ao Futuro -, como não podia deixar de ser, congratula-se com as vitórias no futebol, mola real e razão maior da fundação do nosso Clube.

Todos os oito elementos da nossa Lista, apesar de jovem, têm mais de 25 anos de associados, tendo um deles mais de 50.

Todos nós assistimos aos nossos jogos de futebol no Restelo e vibramos com a nossa equipa, nas vitórias e nas derrotas.

Não somos adeptos de sofá, ao contrário de alguns pseudo-"opinion-makers", que de tudo falam, mas de quem poucos, ou nenhum, conhecem a cara no Restelo.

Todos nós assistimos, e nos lembramos, da última vitória na Taça de Portugal, dos vibrantes jogos das competições europeias, contra Barcelona, Mónaco, Bayer Leverkusen, etc, ao contrário de outros, que só muito mais recentemente "Descobriram Os Belenenses".

Também chorámos, e muito, com as descidas de Divisão, e estivémos nas subsequentes subidas a pulso, ao contrário de outros que ainda não tinham "Descoberto Os Belenenses".

Nós não nos enganamos no nome do nosso Estádio, local de "Culto Sagrado" para os verdadeiros belenenses.

Somos do Belenenses desde que nascemos, seremos do Belenenses até morrermos.

Muitos de nós têm o seu nome gravado no Pavilhão Acácio Rosa, nos célebres azulejos de contribuição para a sua construção, ao contrário de outros que nem sabemos por onde andavam nessa altura.

A grande diferença, é que nós queremos o Belenenses consistentemente, de uma forma segura, económica, financeira e desportiva, nos lugares de topo do futebol português.

Recordamos, a propósito, para aqueles que nessa altura ainda nem sequer sonhavam ser sócios do Belenenses, que em 1989 o Belenenses ganhou a Taça de Portugal, no ano seguinte atingiu as meias-finais da mesma competição e em 1991 desceu de divisão.

Que em 2005 o V. Guimarães atingiu as competições europeias, no ano seguinte desceu de divisão e esta época está em sérias dificuldades para garantir o regresso ao escalão maior do futebol português.

Que o V. Setúbal em 2005 venceu a Taça de Portugal derrotando na final o recém campeão nacional, em 2006 atingiu novamente a final e neste momento se vê a braços com uma profunda crise desportivo-financeira.

Infelizmente, existem em Portugal inúmeros (maus) exemplos como estes.

Não somos o 4º grande do futebol português.

Somos, e queremos continuar a ser, um dos 4 maiores do futebol nacional!

Para isso precisamos de uma gestão desportiva e financeira que não esteja dependente de factores externos, que nos permita lutar, e estar presente de uma forma sistemática, nos lugares de topo do nosso futebol.

Para isso precisamos de um rumo ambicioso, mas seguro, que nos permita encarar o futuro com optimismo.

Para isso precisamos de dar Oportunidade ao Futuro.

Viva o Clube de Futebol "Os Belenenses"

Sabia que... Artur José Pereira fundou "Os Belenenses" aos 29 anos?

Artur José Pereira fundou o Clube de Futebol "Os Belenenses" em 23 de Setembro de 1919, quando tinha apenas 29 anos.

Ele deu uma Oportunidade ao Futuro!

domingo, 8 de abril de 2007

Entrevista de Fernando Gouveia da Veiga ao "Record"

Dois anos perdidos em Clube sem rumo

Candidato pela lista C, o mais jovem dos três concorrentes às eleições, dá prioridade à estabilidade financeira e à formação

Record - O que o levou a candidatar-se?

GOUVEIA DA VEIGA -
Candidatei-me por sentir que existia a necessidade absoluta de alterar o rumo do Belenenses e de lhe dar uma esperança e um futuro que eu entendo que pode ser risonho. Pretendo implementar um projecto desportivo, que é algo que falta ao Clube. Acho que tenho essa capacidade e que faço muito melhor que a actual direcção.

R - Referiu que o Clube poderia entrar em colapso financeiro até final do ano. Isso não poderá ser desestabilizador?

GV -
A minha candidatura é pela positiva, sem prejuízo de fazer as críticas que entendo necessárias para denunciar a realidade do Clube. Não sou sócio há pouco tempo e sempre coloquei todas as questões - o passivo e o número de sócios - no local próprio (AG). As críticas vêm dentro de um contexto, não surgem por motivos eleitorais. Não entendo que as afirmações sejam desestabilizadoras, pois estamos num processo eleitoral e o escrutínio é este mês.

R - Ficou satisfeito com os esclarecimentos de Cabral Ferreira a propósito do assunto?

GV -
Fiquei satisfeito na parte em que ele garante os ordenados dos jogadores até ao fim da época, porque os atletas merecem. Na parte relativa ao passivo não fiquei esclarecido, porque ele não nega (ndr - valor do passivo é estimado em 15 Milhões de euros). A forma como veio responder às questões parece que já está numa situação de desespero e de quem admite que há problemas.

R - Que balanço faz do mandato de Cabral Ferreira nestes dois anos?

GV -
Foram dois anos perdidos e sem rumo! Não se atingiu os objectivos propostos e perdeu-se cerca de 8 mil sócios. Não foi feito nenhum esforço para recuperar esses sócios.

R - Como interpreta o facto da AG para apresentação das contas se realizar após as eleições?

GV -
Fica mal à direcção não paresentar as contas antes das eleições. Os sócios têm o direito de saber a realidade do Clube. Pensar que é tentar adiar o problema ou escondê-lo para evitar um desaire.

R - Caso seja eleito dia 28, o que se propõe fazer?

GV -
Em primeiro lugar profissionalizar a gestão do Clube e, a par disso, reformulá-lo a nível financeiro, administrativo e comercial. Há muitos anos que existe um desiquilíbrio entre o dinheiro dispendido no futebol (deve ser autónomo) e o dinheiro que é gasto nas modalidades. A nossa ideia é que com essa estrutura profissional, as modalidades funcionem autonomamente. Neste momento gasta-se 1,5 milhões de euros com as modalidades, valores que põem em causa a sobrevivência do Clube. Pretendemos ainda, com a tal estrutura profissional, captar maiores receitas e controlar os custos, o que não existe. O Clube, financeiramente, está completamente desorganizado.

R - Um dos lemas da sua campanha é o projecto de reconversão do parque desportivo associado a um projecto desportivo...

GV -
O projecto mais importante para o Belenenses é esse, pois permite-nos conseguir estabilidade para o futuro. A implementação deste projecto possibilita-nos sobreviver como Clube de topo. Poderemos ter um complexo desportivo rentável e, paralelamente, a melhor formação a nível das modalidades e até do futebol.

R - Se for eleito, Jorge Jesus é o seu treinador?

GV -
Claro que sim. Esperemos que ele fique muitos anos, pois está a fazer um excelente trabalho, ao qual deve ser dada total continuidade. E é uma mais-valia, que tem grande empatia com os associados.

R - E será o presidente da SAD?

GV -
Serei eu, nesse modelo. A SAD terá de ser gerida de uma maneira diferente e profissional, de modo a evitar as oscilações dos últimos anos. Temos de criar um gabinete de prospecção e reformular a formação.

"Um presidente jovem transmite muitas vantagens"

R - O facto de ser um candidato jovem (36 anos) pode ser-lhe prejudicial?

GV - O Belenenses já teve vários presidentes jovens, inclusive mais jovens do que eu. Por exemplo, Artur José Pereira, quando fundou o Clube, tinha 29 anos. Acácio Rosa foi presidente aos 36 anos, Francisco Mega liderou o Clube com 32 anos, tal como José Coelho da Fonseca. Entendo a questão, mas considero que a juventude é uma vantagem, pela força e capacidade de inovar que transmite. Tivemos presidentes jovens, que marcaram profundamente o Clube e foi nessas alturas que nos expandimos.

"Honra e orgulho em ser neto de Gouveia da Veiga"

R -
É neto de um antigo presidente do clube (Gouveia da Veiga). Esse facto pode ajudá-lo, mas também é um "peso"...

GV - É uma honra e um orgulho, naturalmente. Sempre vivi a ouvir falar do Belenenses e a pensar no Clube desde muito cedo. O meu pai também foi presidente da Assembleia Geral. Esse é um motivo de orgulho e espero, naturalmente, honrar esse passado. Tenho a honra de ter tido um familiar próximo como um dos maiores presidentes do Clube. Foi sócio honorário, sócio de mérito e Cruz de Cristo de Ouro. Teve todos os galardões do Clube.

O Pato - Jornal "O Jogo"

"O PATO ouviu que...
Belenenses: gastar à rico...


O passivo do Belenenses se eleva não a 15 mas a 20 milhões de euros, o que é de facto enorme, tanto mais que, aquando da permanência de Santana Lopes à frente da Câmara de Lisboa, terá recebido dessa Câmara 4,5 milhões de euros, o que não é nada dispiciendo. Simplesmente, o clube do Restelo tem custos muito elevados – Jorge Jesus ganha por exemplo 490 mil euros/época, fora os prémios de jogos e os de acesso à final da Taça de Portugal e à Taça UEFA – para além de que – outro exemplo – com a renovação do contrato, o jogador José Pedro passará a ganhar 25 mil euros/mês durante três épocas, para não falar de Silas, que ganha 40 mil. E tudo líquido. Assim, de facto, não é fácil poupar dinheiro, muito menos limpar o passivo."

Se em relação ao ordenado de Jorge Jesus duvidamos bastante dos valores aqui apresentados, já no que respeita ao valor total do passivo vem confirmar, e ainda agravar, os nossos piores receios.

O que lamentamos profundamente é que as contas do Belenenses sejam discutidas na Imprensa, e sem haver qualquer tipo de desmentido por parte dos responsáveis do Clube, em vez de o serem no local próprio, ou seja, a Assembleia Geral.

Esta Direcção ao fugir da sua responsabilidade de prestar contas aos associados no seu devido lugar, dá azo a todo o tipo de especulações na praça pública, criando assim verdadeira instabilidade.