sábado, 7 de abril de 2007

Dirigente ataca gestor

*Notícia publicada hoje, 7-4-07, no jornal "O Jogo"

"As críticas do gestor de marketing e desporto do Belenenses, Javier Murugarren, ao candidato da Lista C à presidência do clube, Gouveia da Veiga – acusou-o de ser “carente de inteligência” –, não caíram em saco roto, tendo o actual vice-presidente João Barbosa, em declarações a O JOGO, vindo ontem a público repudiar tais afirmações, defendendo que as mesmas são “inadmissíveis”. “Lamento. Um funcionário do clube não pode fazer esse tipo de afirmações sobre um associado e, sobretudo, candidato à presidência do clube. No mínimo, foram mal-educadas. Esperei pela reacção do presidente Cabral Ferreira. Como não o fez, decidi fazê-lo, pois não posso pactuar com este tipo de situação”, referiu.

João Barbosa aproveitou ainda para esclarecer que esteve presente na apresentação de candidatura de Duarte Ferreira como mero “convidado”. “Não estive presente na apresentação da candidatura de Cabral Ferreira, porque não fui convidado. Não sou hipócrita e em breve direi em quem vou votar”, asseverou, deixando um recado aos candidatos: “Ficou estipulado, pela Direcção, que as contas serão amplamente divulgadas aos associados, e espero que assim aconteça, mas não se pode falar das contas com espaços temporais distintos, pois todas as listas integram responsáveis pelo estado das mesmas.”"

Da nossa candidatura, anotamos o facto de um actual vice-presidente da Direcção ter repudiado as infelizes declarações de um funcionário do Clube a respeito de um associado e candidato a Presidente da Direcção. Anotamos também o silêncio do actual presidente sobre este assunto!

Por outro lado gostaríamos de saber qual, ou quais, dos oito sócios do Belenenses que fazem parte da lista C - Oportunidade ao Futuro -, são reponsáveis pelo estado da contas do Clube!

quarta-feira, 4 de abril de 2007

A ordem dos factores

Artigo de opinião de Fernando M Rola, publicado no jornal «O Jogo»

"Todos aprendemos nos primeiros anos de escola que, nas contas de somar e multiplicar, a ordem dos factores é arbitrária; e também que a regra fica por aí, porque quando se trata de dividir ou subtrair a ordem passa a ser fundamental. Ao que parece, os dirigentes do Belenenses só aceitam a primeira, ignorando a segunda. É que o presidente da AG não atendeu ao pedido dos candidatos da oposição, que solicitaram que a assembleia geral em que serão votadas as contas do último exercício decorra antes das eleições, marcadas para o dia 28. O pedido é lógico. Não é a mesma coisa os sócios votarem com conhecimento absoluto da situação ou fazerem-no sabendo apenas parcialmente o que se passa no clube: desportivamente, a vida segue fantástica, com a qualificação para as competições europeias no horizonte; financeiramente... logo se vê, depois de votarem.

Machado Rodrigues não entendeu assim as coisas e manteve as eleições antes da AG das contas porque, argumentou, não tinha a certeza de que o relatório esteja disponível para análise em tempo útil. Por isso, dispõe-se a patrocinar um acto eleitoral onde os actuais dirigentes serão escrutinados por tudo menos pela gestão financeira.

Estranha decisão, além do mais porque, parecendo o argumento pobre em conteúdo - uma semana depois o relatório está garantido -, não foi questionada a possibilidade de adiamento das eleições, o que permitiria manter a ordem dos factores na forma que parece ser a mais séria e a mais correcta: primeiro, a análise e a votação das contas; depois, as eleições, quando os sócios tiverem todos os esclarecimentos que uma eleição exige. Assim é que devia ser. Mas não vai!"

Lamentamos profundamente que seja esta a forma pela qual o Clube de Futebol "Os Belenenses" é visto na nossa Imprensa Desportiva. Da nossa parte tudo fizémos para que assim não fosse!

Saudações Belenenses,

Oportunidade ao Futuro

terça-feira, 3 de abril de 2007

Lista C - Oportunidade ao Futuro

Realizou-se ontem o sorteio da ordem das listas ao próximo acto eleitoral no Clube de Futebol "Os Belenenses".

À candidatura "Oportunidade ao Futuro" liderada por Fernando Gouveia da Veiga foi atribuída a letra C.

Por outro lado lamentamos profundamente o facto de as contas do Clube não irem ser discutidas em sede própria, Assembleia Geral, antes do acto eleitoral, conforme há muito receávamos, por alegadamente "ainda não estarem terminadas".

À saída da reunião Fernando Gouveia da Veiga afirmou aos jornalistas: “Deveria existir votação em AG. Se formos eleitos, iremos efectuar uma auditoria. Há muita coisa para esclarecer. O receio da actual Direcção é que a AG fragilizasse a sua posição, pois, nas três últimas, as votações foram sempre desfavoráveis. A Direcção não quer enfrentar os sócios e a realidade do clube no local próprio.”

segunda-feira, 2 de abril de 2007

Clube de Futebol “Os Armacenenses”

No passado Sábado, iniciei a minha campanha eleitoral no Clube de Futebol “Os Armacenenses”, a nossa Filial n.º 4, em Armação de Pêra, no Algarve.

Em primeiro lugar queria agradecer a forma agradável como fui recebido pela Direcção do Clube de Futebol “Os Armacenenses”, pelo seu Presidente e por todos os Dirigentes, pelos seus adeptos e simpatizantes.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Decidi iniciar a campanha numa Filial, porque as Filiais são, justamente, o exemplo vivo da grandeza que o Clube de Futebol “Os Belenenses” já teve e que queremos volte a ter o mais rapidamente possível.

A primeira dura realidade, é a de que as Filiais já quase não têm sócios do Belenenses.

Os idosos dizem que já foram sócios, mas há muito tempo. Falam com orgulho, de glórias passadas.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Aos novos, o Belenenses não lhes diz nada. Muitos dos jogadores com quem falei, nem sabem porque é que o símbolo dos Armacenenses é semelhante ao nosso e porque é que o equipamento é azul e branco, não sabem – sequer - de onde vem a cruz-de-cristo que usam no peito.

Os Dirigentes dos Armacenenses queixam-se da absoluta falta de apoio da “Casa-Mãe”. Nos últimos dois anos ninguém da Direcção do Belenenses esteve na nossa Filial n.º 4, nem sequer se preocupou com a mesma. O último a lá ter estado foi o Presidente Sequeira Nunes, há cerca de 3 anos, numa visita de cortesia (volta a Portugal).

Sem condições de treino – apenas com dois campos pelados – e sem condições financeiras, as escolinhas de futebol do Armacenenses têm mais do dobro dos jogadores que as do Belenenses!

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Apesar das limitações que o Armacenenses tem, a organização é exemplar e o site – no que respeita à formação - faz inveja ao nosso.

O futebol juvenil do Armacenenses dá cartas no Algarve e luta pelas primeiras posições em todos os escalões, graças à dedicação e aos enormes sacrifícios dos seus Dirigentes.

A equipa de Infantis dos Armacenenses é uma das melhores do Algarve e tem uma estrela que desponta, o seu nome é Bocar Djumo, um jovem filho de Guineenses e que tem um Pai que trabalha na construção civil.

Já várias vezes o Clube de Futebol os Armacenenses alertou o Belenenses para o talento e o potencial deste jovem jogador.

O que é que o Belenenses fez? Nada, rigorosamente nada.

Resultado, no passado dia 25 de Março, o jogador foi requisitado para treinar na Academia do Sporting em Alcochete!

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

É esta a realidade da prospecção/formação no nosso Clube.

Por isso entendemos que Filiais do Clube que tenham formação de futebol, devem trabalhar em conjunto com o departamento de formação do Clube, proporcionando-lhes o desenvolvimento da formação nas regiões do país onde estiverem localizadas.

A nível de formação de futebol e prospecção as filiais do Clube devem ser parceiros estratégicos, devendo ser-lhes proporcionado auxílio financeiro, técnico, equipamentos e possibilidade de estagiarem e competirem com as equipes de futebol do Clube.

Bocar Djumo podia e devia ter uma oportunidade de ter um futuro com a camisola azul e cruz-ao-peito. A nossa desorganização a nível de formação/prospecção, a falta de condições que temos para a formação de futebol e o abandono a que o Clube de Futebol os Armacenenses foi votado (tal como as outras Filiais) negam-lhe essa possibilidade.

Por isso, propomos trabalhar em conjunto com todas as nossas Filiais que tenham formação, para que seja dada aos seus atletas

Oportunidade ao futuro