terça-feira, 20 de março de 2007

Um rumo para o Belenenses

Anteontem estive no Restelo. Domingo, pela manhã.

Por volta das 11h30, a Praça do Império fervilhava de vida e de atletas. Eram milhares e milhares de pessoas, desportistas, a correr e a vibrar com a alegria do desporto.

As televisões entrevistavam o Sr. Primeiro Ministro e o Presidente do SLB.

Do Belenenses, nada, nem sombra.

Quando cheguei ao Restelo, não havia quase ninguém, não havia vida.

O contraste era evidente e preocupante.

Pergunto: Não deveria/poderia a maratona terminar no Estádio do Restelo? Não deveria o Belenenses participar nessa festa, para mais quando ela termina a umas escassas centenas de metros do Estádio do Restelo? Não poderia o nosso Clube dar apoio logístico? Patrocinar este evento desportivo?

Que lindo seria a um Domingo de sol o nosso estádio cheio para receber a Maratona!

O Belenenses é um Clube parado no tempo, um Clube sem rumo, sem crescimento associativo (pelo contrário) e sem um projecto desportivo.

É esse projecto que falta ao Belenenses. É esse projecto que nos propomos implementar.

À noite estive em Paços de Ferreira e vim feliz com o facto de ocuparmos, de novo, o nosso lugar no futebol nacional (no topo da classificação). Finalmente, ocupamos um lugar condizente com o orçamento da nossa equipa de futebol.

A SAD do Belenenses teve nas últimas quatro épocas – sempre - orçamentos superiores a 5M de Euros (na época passada ultrapassou mesmo os 7,4M de Euros) e conseguiu um 9º lugar (2002/2003), um 15º lugar (2003/2004), um 9º lugar (2004/2005) e um 15º lugar (2005/2006).

O mérito desta excelente época deve ser atribuído, na totalidade e em exclusivo, ao treinador Jorge Jesus. É ele o homem certo, no lugar certo.

Porém, há que olhar para o futuro e pensar que os bons treinadores não são eternos e que podem sempre partir para clubes com maior capacidade económica.

Por isso, defendemos que há que dotar a administração da SAD de uma estrutura profissional, que torne o futebol do Belenenses imune às escolhas deste ou daquele treinador e aos erros que possa cometer.

Caso contrário, a oscilação na classificação será sempre uma ameaça e, infelizmente, uma realidade.

O Belenenses tem que ocupar SEMPRE as primeiras posições e jogar para vencer todos os jogos.

É esse o nosso compromisso e o principal objectivo desta candidatura.

1 comentário:

JSM disse...

Absolutamente de acordo com as questões que levanta neste postal.
De facto porque é que esta meia maratona não poderia terminar na pista de atletismo do Estádio do Restelo?! Tratando-se, como é o caso, de um acontecimento desportivo que se desenrola na zona ocidental da cidade!
Existe um marasmo que vem de trás e que vai persistir enquanto não soprarem outros ventos, os chamados ventos de mudança.
No que se refere ao brilhante desempenho da equipa de futebol, e sem retirar o mérito a esta Direcção que afinal foi quem contratou Jorge Jesus, não esqueço os tiros em falso que nos atiraram (ao menos em termos estritamente desportivos) para a segunda divisão. Tenho memória, felizmente.
E como bem salienta, o treinador é sempre um elemento potencialmente volátil, razão que nos deve pôr de sobreaviso para chegar a uma mesma conclusão - a capacidade de liderança deve em primeiro lugar estar sediada no Presidente da Direcção.
Saudações azuis.