segunda-feira, 26 de março de 2007

Descubra OS BELENENSES

Na passada Sexta-feira estive na apresentação da nova estratégia de imagem do Clube de Futebol "Os Belenenses".

Relativamente a esta apresentação, sob o lema “Descubra Os Belenenses”, "Genuinamente Português", deixo algumas notas.

Em primeiro lugar, considero extremamente importante que o Clube tenha uma estratégia de comunicação e imagem, que nunca teve.

Em segundo lugar, a campanha em si é exemplificativa do que foi este mandato da Direcção, uma vez que foi preciso vir um estrangeiro para ver, num mês, aquilo que a Direcção e o Presidente não viram em 2 anos de mandato. O Clube nunca teve uma estratégia destas, como bem sabe o Eng. Cabral Ferreira, que está no Clube, salvo erro, desde 1993. Assim sendo, não se percebe que uma campanha destas seja implementada no fim do mandato e não logo de início.

Quanto à campanha em si – e gostos não se discutem – podemos discutir se a imagem é boa ou má ou se a simbologia é adequada ou não.

Da minha parte posso dizer que a associação aos descobrimentos é óbvia e adequada, mesmo se a estilização da Cruz-de-Cristo (que mais parece a cruz de Jerusalém) é duvidosa e não parece levantar problemas nem críticas de terceiros.

Quanto à mensagem:

O discurso da simpatia – a meu ver – não faz sentido. Já o discurso anti 3 grandes é de louvar, mas não pode nunca ser um Director recém contratado a ter o mesmo. Nunca se ouviu publicamente esse discurso ao Eng. Cabral Ferreira e deve – a meu ver – ser o Presidente a assumir o mesmo e nunca um Director do Clube.

Quanto ao conteúdo:

A campanha peca pelo conteúdo. Ou seja, a campanha pode ser boa, mas se o conteúdo é mau, o efeito pode ser o contrário.

Promover a quota azul, a meu ver, não é adequado porque a quota azul é um mau produto. A quota azul faz o Clube perder sócios e faz invadir a "Bancada Sagrada" de adeptos de outros clubes.

Promover as modalidades quando estas não têm condições face à concorrência, pode, ainda, afastar mais os interessados e nesse caso definitivamente. Exemplificando, se alguém descobrir a modalidade natação e for às piscinas do Belenenses, no estado de abandono em que as mesmas estão, provavelmente nunca mais volta.

Por fim, apesar de ter sido referido que a campanha iria ser suportada por patrocinadores, há sempre custos associados à mesma (quanto mais não seja os da equipa de Direcção de marketing) e, como se sabe, não há dotação orçamental (pois não há orçamento aprovado).

Concluo, referindo que a comunicação e imagem só pode/deve ser feita se o “produto” para vender for bom e adequado.

Ou seja, a comunicação e imagem é o último aspecto a desenvolver, caso contrário, dá a ideia de se estar a construir a casa pelo telhado.

PS: Sábado passado estive a “Descobrir Os Belenenses” em Armação de Pêra, junto da nossa Filial n.º 4 o Clube de Futebol os Armacenenses. Da minha visita vos darei conta num outro post.

Saudações Belenenses,

Oportunidade ao Futuro

3 comentários:

JOSE MS MIGUEL disse...

Contra a incompetência da actual Direcção de Cabral Ferreira, apoio a lista de Gouveia da Veiga desde a primeira hora.

Anónimo disse...

Concordo com o exposto nesta crónica!

Miguel Amaral

Unknown disse...

2 comentários ao projecto de comunicação e imagem apresentado na passada 6ª feira:
1. "Descubra os belenenses" parece-me ser um conceito bem trabalhado, com um paralelismo interessante. Bem divulgado poderá gerar bom retorno e notoriedade, mas também concordo que depende muito do seu conteúdo e do que se tem para oferecer.
2. a assinatura "Genuinamente português", não consigo gostar. Não vejo a mais valia que possa ter, não cria um diferencial significativo que justifique a sua presença. "genuinamente português" pode ser tanta coisa, inclusive outros clubes...