sexta-feira, 20 de abril de 2007

Projecto para o Belenenses

In site "Sportugal"

Lista C apresenta novo complexo desportivo do Restelo

O candidato pela lista C à Direcção do Belenenses, Gouveia da Veiga, apresentou hoje o projecto de reestruturação do complexo desportivo do Restelo, um espaço que contará com centro de estágio, novas piscinas e uma zona urbana.

Em declarações à Agência Lusa, sem revelar o custo total da obra, o candidato revelou que a manutenção do actual recinto custa anualmente aos cofres do Belenenses cerca de 500.000 euros, "uma situação insustentável" à qual a reestruturação do complexo irá por cobro.

"Este projecto será feito de forma faseada. Se, até Abril de 2009, conseguir todas as aprovações para o arranque da obra, será um êxito para mim. Esta obra vem dotar o clube de novas fontes de receita em vez das despesas que actualmente tem", disse Gouveia Veiga.

O projecto apresentado contará com várias alterações do actual recinto, sendo de destacar a remodelação do Estádio, que irá contar apenas com as bancadas laterais, onde será feito o aprofundamento do relvado e desaparecerá a pista de atletismo, ficando as bancadas mais perto do relvado.

Quatro campos relvados

Com a reformulação, o Estádio do Restelo ficará com uma lotação de 20.000 espectadores e no topo Norte será construída uma nova estrutura, composta por um pavilhão desportivo, piscinas, zona comercial e escritórios.

Para o local onde actualmente estão situadas as piscinas está prevista a construção de uma zona habitacional, que corresponderá a cerca de 30 por cento dos 11 hectares que compõem a totalidade do recinto e que "dará sustentabilidade financeira à reestruturação de todo o recinto".

Segundo Gouveia da Veiga serão também feitos quatro campos relvados, que servirão de centro de estágio ao Belenenses, podendo ser alugados a outras equipas, constituindo assim outra fonte de receita para o clube.

"Aproveitamento inteligente"

Vasco Leónidas, arquitecto responsável pelo projecto, destacou que a reconversão do recinto é "um aproveitamento inteligente" mantendo a traça do actual complexo desportivo.

"A vista para o Mosteiro do Jerónimos e para o rio Tejo irá manter-se. Por baixo do actual campo pelado irá ser feito um edifício de dois andares, onde ficarão concentrados todos os serviços do Belenenses e a sede da Sociedade Anónima Desportiva. Por cima do edifício ficará um campo relvado que fará parte do centro de Estágios", revelou o arquitecto.

Para Gouveia da Veiga, além da componente financeira, este novo complexo desportivo irá responder às necessidades da formação e prática desportiva que o Belenenses enfrenta, aproveitando a saída de Lisboa do Sporting e do Benfica para Alcochete e Seixal, respectivamente.

Sem comentários: