segunda-feira, 23 de abril de 2007

Sabia que... José Coelho da Fonseca foi eleito Presidente do Belenenses aos 32 anos?

José Coelho da Fonseca foi eleito Presidente do Belenenses aos 32 anos, na Direcção de 1938, sem nunca antes ter exercido qualquer cargo directivo no Clube.

Na sua Presidência as Salésias continuaram a crescer.

Em 1956 foi o Presidente da Comissão de cativação de lugares para o Estádio do Restelo, medida original e "futurista" na época, que mais tarde viria a ser imitada por todos os outros clubes.

Foi o único dirigente do C. F. "Os Belenenses" que foi Presidente dos três órgãos do Clube, Assembleia Geral, Direcção e Conselho Fiscal. Foi ainda membro da Junta Directiva de 1967/69, juntamente com Acácio Rosa e o Juíz Gouveia da Veiga.

Coelho da Fonseca foi ainda Presidente da Comissão Central de Árbitros da FPF e Presidente da Associação de Futebol de Lisboa.

Em Novembro de 2005 viu reconhecido todo o seu trabalho em prol de "Os Belenenses" e do Futebol Português, ao ser-lhe atribuído o galardão máximo do Clube, a Cruz de Cristo de Ouro, a título póstumo.

José Coelho da Fonseca deu uma Oportunidade ao Futuro!


José Coelho da Fonseca, em 1938, enquanto Presidente da Direcção:

"O C.F. "Os Belenenses" é essencialmente um Clube de Futebol. Toda a sua vida gravita em torno desse ramo da actividade desportiva, a fonte mais importante do seu prestígio e da sua extraordinária expansão. Esta verdade não traduz a menor parcela de menosprezo por qualquer das outras actividades.
Desde que a actuação da secção de futebol deixe de brilhar com aquele esplendor que todos desejamos, imediatamente grande parte dos associados e dos seus simpatizantes se deixam invadir pela descrença e pelo desânimo, e pior que isso, tratam de criar aos dirigentes toda a espécie de dificuldades.
Isto não é de hoje, nem de ontem: é de sempre."


Quase 70 anos depois, que clarividência, que visão, deste Homem incomparável da história do Belenenses, dizemos nós!

A Lista C orgulha-se de contar entre os seus apoiantes com António Coelho da Fonseca, único familiar directo (irmão) ainda vivo do grande, enorme, José Coelho da Fonseca.

Sem comentários: