domingo, 22 de abril de 2007

Complexo Desportivo

Um dos objectivos desta candidatura é o de Implementar um projecto desportivo, para transformar o Belenenses num grande Clube com a melhor formação de Lisboa.

O Projecto Desportivo (pode-se consultar em botão próprio do lado direito do blog) que temos para o nosso Clube, passa pela reconversão do Complexo Desportivo do Restelo.

Este é um Projecto Desportivo, não é um projecto imobiliário e visa e entregar o Clube à Cidade e aos seus Sócios.

As razões pelas quais decidimos desenvolver este projecto de futuro são as seguintes:

- Necessidade de aumentar o número de sócios

- Grande deterioração de todo o Complexo Desportivo, principalmente Piscinas, Pavilhão e toda a área envolvente

- Não homologação do Estádio do Restelo

- Elevados e incomportáveis Custos de Manutenção

- Necessidade de criar fontes de receita alternativas e permanentes

- Prioridade à formação depois da saída de Lisboa de Benfica e Sporting

- Necessidade de dotar o Estádio do Restelo de maior conforto para aumentar as assistências

- Dispersão dos serviços administrativos

- Um espaço em Lisboa para passar um dia em família

As condicionantes que foram levadas em conta no desenvolvimento deste projecto foram as seguintes:

- Zona de equipamentos desportivos segundo o PDM

- Protocolo assinado com a CML

- Impossibilidade de alteração do sistema de vistas na zona envolvente do Restelo

- Reduzida capacidade de investimento do Clube

- Impossibilidade de alterar profundamente o Estádio do Restelo

Os benefícios proporcionados com este projecto são inúmeros:

- Criação de novas fontes de receita permanentes provenientes das zonas comerciais (topo norte e Av. Ilha da Madeira), das novas piscinas, dos parques de estacionamento cobertos, do centro de estágio e da possibilidade do estádio acolher espectáculos com um palco no topo sul

- Angariação de sócios e aumento das assistências no futebol

- Homologação do Estádio sem nenhuma transformação profunda do mesmo em termos de construção (trata-se de uma remodelação)

- Maior conforto, serviços de apoio no Estádio e maior proximidade ao relvado

- Criação de novos campos relvados para a formação

- Construção de um centro de estágio para as equipas do Clube e para equipas estrangeiras

- Valorização urbanística da zona e criação de inúmeras zonas verdes especialmente na zona Norte do Complexo, valorizando o bairro e a cidade com uma via panorâmica e ajardinada de mais de 400m

- Baixo índice de volumetria do projecto

- Novos equipamentos de apoio e construção de uma nova sede administrativa para todos os serviços do Clube.

Entendemos que este é o projecto que Clube precisa para se desenvolver e para resolver os seus problemas actuais de défice de exploração (1 M de Euros na SAD e 1 M de Euros nas modalidades) e de perda anual de sócios. Por outro lado, permitirá criar novas fontes de receitas permanentes que permitam fazer face à quebra de receitas provenientes do Bingo.

Este projecto é absolutamente prioritário por isso iremos ter um Director a trabalhar a tempo inteiro neste projecto.

Nos últimos dois anos – neste domínio – nada se fez.

Esta é a altura de debater o futuro do Clube, mas o Eng. Cabral Ferreira recusa debates. Fica o registo.

Este é o FUTURO do Clube de Futebol "Os Belenenses".

Oportunidade ao Futuro

3 comentários:

Anónimo disse...

Quero manifestar incondicional apoio à candidatura da Lista C e felicitar-vos por este BRILHANTE exemplo de requalificação infraestrutural do parque desportivo do Belenenses.

Saudações azuis sem riscas

Manuel Inês

Luis Vieira disse...

Em primeiro lugar quero dar os parabéns pelo projecto. Está lindo!

Existem pormenores deliciosos, como a Cruz de Cristo nas janelas, e na cobertura do estádio. (embora não goste muito desse modelo da Cruz - mas tb não se pode agradar a todos :) )

Agora tenho umas duvidas que queria ver esclarecidas:
- o mais importante: este projecto vem acompanhado de um estudo que prove ser economicamente viavel?
- o projecto imobiliário do clube previa 1,5 M de rendimento anual. E este?
- Já sei q o pavilhão vai ter um campo de treinos + ginásios. Deixará de ser necessário o clube recorrer a entidades externas para poder treinar todos os nossos atletas? Podemos manter (e aumentar) o nosso numero de atletas?
- Já sei q vamos perder a piscina de 50m e que vocês defendem que basta uma de 25m para competição. Mas não vamos perder competitividade?
- o que vai acontecer à nossa secção de atletismo?

obrigado e mais uma vez, PARABENS!

Oportunidade ao Futuro disse...

Caro consócio e amigo Luís Vieira,

Quanto às questões que colocou, temos a dizer o seguinte:

Quanto à viabilidade económica do projecto, naturalmente que foi levada em consideração. De qualquer modo, há uma condicionante que tem a ver com as negociações a levar a cabo com a CML, sendo que este projecto desportivo respeita o protocolo actualmente existente que permite construir até 30% no Restelo (como consta deste projecto) e desenvolver um projecto imobiliário em terrenos a ceder pela CML.

- o projecto imobiliário do clube previa 1,5 M de rendimento anual. E este?

A nossa ideia é que este projecto, depois de implementado, gere fontes de receita permanentes e duradouras. Ainda não temos esse números, mas sabemos que será altamente rentável tendo em conta as áreas comerciais projectadas, as áreas de serviços e de estacionamento e o aumento do número de praticantes desportivos (e sócios) resultantes da sua implementação.

- Já sei q o pavilhão vai ter um campo de treinos + ginásios. Deixará de ser necessário o clube recorrer a entidades externas para poder treinar todos os nossos atletas? Podemos manter (e aumentar) o nosso numero de atletas?

A base do edifício a construir no local da superior norte terá uma piscina, pavilhão, ginásios e health club. Com esses equipamentos desportivos, não será necessário recorrer a entidades externas. A ideia é a de aumentar o número de atletas e de praticantes de desporto. Sabemos que é possível ter cerca de 5000 frequentadores das instalações desportivas (incluindo a formação de futebol e de rugby) o que gerará uma enorme fonte de receitas para o Clube.

- Já sei q vamos perder a piscina de 50m e que vocês defendem que basta uma de 25m para competição. Mas não vamos perder competitividade?

O problema das piscinas de 50m é que se não forem subsidiadas não são rentáveis na sua exploração.Não penso que iremos perder competitividade uma vez que existem outros clubes sem piscina de 50m e com excelentes resultados (veja-se o Algés e Dafundo).

- o que vai acontecer à nossa secção de atletismo?

Tive o cuidado de falar com a seccção de atletismo antes de apresentar o projecto e o mesmo foi bem recebido. Terão melhores condições no que respeita a ginásios de treino e estruturas administrativas na nova sede (por baixo do maracanãzinho). Por outro lado, um projecto destes demorará uns 4 ou 5 anos a ser construído pelo que a pista não irá ser retirada imediatamente mas só daqui a uns anos o que nos dá tempo para preparar o atletismo. O SCP deixou de ter pista e não foi por isso que deixou de apostar nessa modalidade que deve ser acarinhada.

Oportunidade ao futuro